Antonio SALVADOR MARQUES Filho

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Estudante de Administração, apaixonado por futebol e música.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

jogadores = homens?

Somos e seremos sempre pobres de intelecto esportivo pelo simples fato de não proporcionarmos aos atletas, enquanto crianças, a educação necessária para se formar homens de verdades, respeitosos, inteligentes e que principalmente saibam valorizar o efeito das palavras para si e para os outros. O atleta de futebol precisa acordar e entender que seus torcedores ou, torcedores do clube ao qual ele pertence ou tem contrato, são seguidores apaixonados do clube e às vezes imitadores fiéis de seus "ídolos". Este ídolo tem a responsabilidade de formar seus seguidores como também devem agir como atletas, com inteligência, respeito, dignidade e uma postura ética que não se forma nos clubes, se forma em casa, mas, os clubes devem entender este relacionamento: jogadores X jogadores; jogadores X torcedores; jogadores X imprensa; torcedores X torcedores... São vidas e dignidades pessoais que são desrespeitadas por falta de preparo. Jogadores que se tornam treinadores e esbanja um vocabulário vasto de “palavrões” desrespeitosos principalmente para quem estar assistindo o jogo em sua sala, pois os microfones disponíveis para a transmissão captam tudo. Quer dizer; não tem na formação dos treinadores/jogadores um momento dedicado ao relacionamento destes com o ambiente de mídia como rádio e televisão?


Alguns de nossos talentos ao desembarcar na Europa, emprestam alegria aos torcedores de seus clubes proporcionada pela arte do futebol e colocam na bagagem: DINHEIRO. Poucos são os que retornam com mais que DINHEIRO; educação aprimorada, ética lapidada, senso de responsabilidade coletiva e algo mais que se possa extrair de uma vida singular tão importante para o coletivo. Lamentável a exposição via internet de pensamentos “sádicos” de pessoas que se dizem “torcedores” de clube A ou B e discorrem saborosamente sobre o caos do outro. Torcer o que é? É estar sublime de alegria quando o meu clube tem a vitória ou o prazer de humilhar os adversários? Ser atleta de qualquer esporte, defender uma equipe o que é? É buscar a vitória constantemente para lograr êxito ao trabalho elaborado ou simplesmente estar sempre ganhando para humilhar, desvalorizar os companheiros de classe?

Ainda lembro neste final que, o comportamento dos atletas influencia no comportamento dos torcedores. Quanto mais “imbecil” é o jogador, a intensidade segue para sua torcida. A quantidade referente à qualidade no que se diz respeito à torcida não se envolve nesta discussão. Eu não poderia silenciar diante de um cenário cada vez mais degradante, humilhante e de causar vergonha a quem tem bom senso. Senhores treinadores, diretores, jogadores, além da enorme soma de dinheiro que os senhores se fazem jus, existem homens e mulheres, adultos e crianças apaixonados por seus respectivos clubes e que precisam ser encarados como fruto de vosso trabalho. Formem cidadãos que carreguem no peito o escudo de seus times e que acima de tudo tenham em seus ídolos muito mais que jogadores, treinadores, diretores, tenham homens a quem se admirar e seguir seus exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário